Linguagem e surdez
PALAVRA CHAVE: linguagem, surdez, aprendizagem.
¹ Aluno do V semestre de Letras, da URCA – Universidade Regional do Cariri.
RESUMO:
A linguagem permite a comunicação entre pessoas, fator esse indispensável ao bom andamento das relações entre indivíduos em uma sociedade qualquer, é através também da linguagem que compreendemos melhor o nosso semelhante e também nos fazemos compreendidos. As pessoas portadoras de deficiências auditivas enfrentam certa dificuldade, que parte inicialmente no processo de alfabetização e aprendizado da língua. Tal aprendizado é fundamental para incluir as pessoas com essa deficiência no mundo da linguagem e consequentemente no mundo social.
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende fazer uma introdução sobre a problemática da aquisição da linguagem por parte das crianças ou adultos que possuem deficiência auditiva. Atualmente com amparo legal, o corpo discente pode usufruir do mesmo espaço nas escolas para iniciarem ou darem continuidade a vida escolar. A inclusão desses mesmos alunos requer um preparo por parte da comunidade escolar.
A LINGUAGEM. É no contato com outras pessoas que as necessidades fundamentais do ser humano como, por exemplo, a alimentação, o abrigo, segurança, aquisição de conhecimento são satisfeitas. E por meio desse mesmo contato que a criança passa a adquirir a linguagem. Pode se compreender por linguagem qualquer sistema de símbolos ou signos que possibilitam a intercomunicação social e assim propiciando a expressão de conceitos, ideias e sentimentos, aquilo que segundo Evanildo Bechara, pode ser compreendido como, o conteúdo da consciência (BECHARA, Lucena: 2003). Conclui-se então que a língua é indispensável para que haja uma plena relação social. Nas afirmações anteriores duas questões