Sistema e Volume de Controle
Nalme Rocha – Engenharia Civil
Tendo em nomes diferentes, porém corretos também, o sistema é conhecido como Sistema Fechado, e o Volume de Controle é conhecido como sistema aberto.
Sistema
Em um sistema, existe uma quantidade de massa fixa, e esta é separada do ambiente pelas fronteiras do mesmo. Ou seja, não é possível adicionar ou subtraír massa do mesmo, não importando se as fronteiras são fixas ou móveis, a massa é separada do ambiente, mantendo-se constante.Existe a transferência de calor e trabalho através das fronteiras do sistema, mas não é transferida massa.
Volume de Controle
De forma oposta ao sistema, é um volume definido no espaço. O escoamento do fluído se dá neste volume definido.O que define o volume em questão é a superfície de controle, ela pode ser física ou definida apenas conceitualmente.Por exemplo: deseja-se analisar um fluído dentro de uma mangueira de 20m, mas analisar-se-á apenas 30 cm da mangueira. Neste caso, 20m é a superfície de controle física, mas a que será utilizada para fins de cálculo é a superfície de controle conceitual, imaginária, definida na análise da questão.
Diferença entre eles
No sistema, analisa-se uma porção fixa de massa, já no volume de controle, analisa-se a massa presente em um volume no espaço, podendo a massa variar, devido a condições do fluido.- No sistema a massa é fixa.- No Volume de Controle, o volume é fixo, a massa pode variar.
Podemos usar tanto uma formulação quanto a outra para descrevermos o processo físico. Entretanto, se não houver massa escapando, a formulação de Sistemas é mais fácil. Se houver massa atravessando as fronteiras, a formulação de volume de controle é mais fácil.
Imagens
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4Referências