Termodin Mica Em Processos De Escoamentos
Engenharia Química
TERMODINÂMICA EM PROCESSOS
DE ESCOAMENTO
Revisão de conteúdo
UNIPAC Vale do Aço
Engenharia Química
1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle:
Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente.
A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva, e não pode ser criada nem destruída durante um processo. Em sistemas fechados, o princípio de conservação da massa é usado implicitamente pela exigência de que a massa do sistema permaneça constante. Em volumes de controle, ou sistemas abertos, a massa pode atravessar a fronteira do sistema e devemos levar em conta a quantidade de massa que entra e sai do volume de controle.
UNIPAC Vale do Aço
Engenharia Química
O volume de controle é um volume no espaço que nos interessa para a análise de um processo. A superfície envolvente é
uma
superfície
fechada,
denominada
de
Superfície de Controle. Massa, calor e trabalho podem atravessar a superfície de controle, e as propriedades da massa contida podem variar com o tempo.
Figura 1 – Diagrama esquemático de um volume de controle para a análise da equação da continuidade.
UNIPAC Vale do Aço
Engenharia Química
1. Definições
a)Regime Permanente: a velocidade e a pressão num determinado ponto, não variam com o tempo. A velocidade e a pressão podem variar de um ponto para outro do fluxo, mas se mantêm constantes em cada ponto imóvel do espaço, em qualquer momento do tempo, fazendo a pressão e a velocidade em um ponto serem funções das coordenadas do ponto e não dependentes do tempo. No escoamento permanente a corrente fluida é dita "estável".
UNIPAC Vale do Aço
Engenharia Química
1. Definições
b)Regime Transiente: No âmbito da engenharia química, um sistema diz-se em estado transiente quando pelo menos uma variável do processo se encontra ainda em mudança, não tendo por isso o sistema atingido o estado estacionário. Por exemplo, quando um reactor inicia uma dada operação, as
concentrações,