resumo Sobre Linguagem e Surdez e sua histora e concepcoes
Linguagem – somos constituidos pela linguagem, ela não depende da lingua e nem da fala .Lingua – é cultural , LINGUA PORTUGESA, é um código de sistema constituido por fonemas que forma a lingua . É movimento pq em cada época, cultura, girias, grupos, etc, o uso da lingua é diferente . Fala – escrita/fala – individual, preciso da lingua e linguagem para poder falar o jeito individual que cada um tem. Libras - uma lingua>fala – singular – a gramática é da lingua Oral e o visual é da lingua de sinais.
Aparelho auditivo – tecnologia - aumentar o ganho de volume do som / Implante coclear – tecnologia – é um aprelho que oferece informação sonora.
História da Audiologia Educacional : Aristóteles considerava os surdo como não competente, incapaz, um ser sem pensamento. Os Romanos privavam o surdo dos seus direitos legais, sendo confundidos com os retardados. Para igreja os filhos são castigos pelos pecados dos pais, punição por pecados secretos. Os Monge, inventaram sinais para driblar o voto de silêncio e esses sinais foram usados posteriormente para ensinar crianças surdas. A lei Hebraica não dava direito as pessoas surdas de terem propriedades. Na Idade Média: ridicularização do surdo adulto que eram mandados para asilos, não poderiam ter fé pois não ouviam a palavra de Deus. No fim da Idade Média, começa um caminho para a educação do surdo – a cura de um surdo – milagre de Deus. Em 1620 – Oralismo,que diz que a criança se adapta através da oralidade, a fala era o objetivo – tem que falar. No século 18 foi o periodo mais fertil para a educação dos surdos, o método de lingua de sinais começa a ganhar força e a lingua da Oralidade cai.