QUESTOES
Ser o caminho de comunicação de dados entre duas ou mais unidades.
2. Qual a vantagem de normatizar barramentos? Existe alguma desvantagem?
Criar unidades que usem apenas os barramentos padrões, o que diminui erros na hora de ligar tais unidades aos barramentos e evita com que empresas criem barramentos próprios e de custo elevado. Lenta evolução da tecnologia e ter que construir barramentos compatíveis com os anteriores.
3. Para que tipo de aplicação barramento é mais adequado? Por quê?
Transmissão de dados entre processador e demais unidades/periféricos conectados à placa-mãe. Pois é uma arquitetura física e pode transferir muitos bits de uma só vez e tem latência baixa.
4. Cite três elementos que afetam o desempenho de um barramento.
Falha em um conector que pode levar a falha geral do barramento. Caso haja qualquer falha leva a particionamento dos dados. Tráfego pesado pesado devida a baixa vazão.
5. Quais os principais métodos para compartilhar barramentos?
Processador mestre, arbitragem, Daisy chain, Colisão e token.
6. Como funciona cada método?
Processador mestre: Um PE é eleito mestre e controla acesso ao barramento. Através de escalonamento determina a prioridade de acesso ao barramento.
Arbitragem: Um árbitro decide qual elemento será o mestre. Cada PE tem sua própria linha de requisição e aguarda sinal do árbitro para controlar o barramento.
Daisy chain: PEs são encadeados fisicamente. PE mais próximo da CPU tem prioridade de uso. O uso é feito através de sinais de pedido e resposta se podem ou não usar o barramento.
Colisão: PEs escutam barramento para saberem se não tem mensagem trafegando. Se barramento estiver livre podem enviar mensagem passando a ser temporariamente donos do barramento.
Token: PE que está com token tem controle sobre barramento. O PE sabe para quem transferir o token após seu uso.
7. Compara cada método de compartilhamento falando em vantagens e desvantagens
8. O que são barramentos