linguagem e argumentação
O livro Educação um tesouro a descobrir, é um relatório que foi enviado a UNESCO, abordando reflexões sobre a educação no século XXI. Ele vê a educação como agente transformador da sociedade. Jacques Delors diz em seu livro que há quatro pilares em que a educação deve se apoiar: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Aprender a conhecer diz respeito aos instrumentos de aquisição do conhecimento, aos processos cognitivos e intelectuais estimulados no processo de ensino aprendizagem, onde o professor incentiva o aluno na busca do conhecimento, o seu desenvolvimento através da curiosidade, de querer mais, buscar sempre mais conhecimentos para através deles formarem suas próprias opiniões, seu pensamento crítico.
Andando junto com o aprender a conhecer, temos o aprender a fazer, que nada mais é do que a formação do educador, para ser mais específica a forma como o educador relaciona o que aprendeu na teoria para realizar a prática. O modo como põe em prática toda a teoria absorvida. Outro ponto importante nesse assunto é a comunicação, o educador deve se comunicar apropriadamente com os alunos, não apenas transmitindo o conteúdo, mas entendendo, filtrando informações, formando opiniões dos diferentes assuntos que surgem diariamente.
Aprendendo a conviver é um dos maiores desafios no campo educacional, pois envolve atitudes e valores, é onde entra em cena conflitos e preconceitos. No livro, Delors aponta dois princípios: a descoberta progressiva do outro, o conhecimento da diversidade combate o preconceito gerado pelo “ser” desconhecido e a participação em projetos comuns, assim descobrindo pontos em comum entre eles diluindo os preconceitos por associação de fatores em comum, já que o homem tende a aceitar o semelhante. Enfim corresponde a sociabilidade do aluno no meio em que vive de modo tranqüilo e harmonioso, compreendendo,