virus
regular e ordenar interesses conflitantes, direitos e deveres como seres sociais, a fim de superar estados de violência pautados pelo extermínio recíproco e garantir os encaminhamentos sobre as questões comuns.
02 Em sua obra clássica “O príncipe”, Maquiavel desenvolve sua análise de forma pragmática. Isso significa que ele:
desenvolveu análise histórica dos fatos, separando a política da moral, enfatizando o modo eficiente para conquistar e manter-se no poder.
03 A teoria de Hobbes quanto à origem do Estado tem como princípio fundamental a concepção segundo a qual: no estado de natureza, o ser humano viveria uma situação de luta permanente uns contra os outros, pondo em risco a própria sobrevivência, como decorrência do espírito destrutivo natural do ser humano.
04 Segundo a concepção de Locke, a sociedade resulta de uma reunião de indivíduos, visando garantir suas vidas, sua liberdade e sua propriedade, ou seja, aquilo que pertence a cada um.
consentimento dos cidadãos que constituíram o soberano e que podem retirar dele o poder, caso não governe de acordo com o interesse da maioria ou ameace os direitos naturais.
05 Rousseau expõe suas ideias na obra Do contrato social. Parte do princípio fundamental de que “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Considerando o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar que: defende princípios essenciais da democracia ao considerar que a soberania deve estar nas mãos do povo e o governante representa a soberania popular.
06 “Bom para quem, cara pálida? Na raiz de todo ativismo violento está a noção utópica e errônea de que Thomas Hobbes pensou errado e, portanto, a vida selvagem é idílica, prazerosa e fraternal.” Este comentário destacado na reportagem da Revista Veja (30 de outubro de 2013, p. 93) visa contestar a invasão do Instituto Royal pelos ativistas para libertar os cães. O