Argumentação e Linguagem
KOCH, I.K.C. Argumentação e Linguagem. 10.ed. São Paulo: Cortez 2006
Discurso e Argumentação
As relações homen e natureza, e entre os homens e homens acontecem simbolicamente. (p17)
A interação social acontece através da lingua e essa por sua vez caracterizase fundamentalmente pela argumentatividade. O homen constantemente, forma juizo de valor, ao avaliar, criticar, e julgar. Atravésdo discurso tenta influir no comportamento do outro e fazer com que compartilhe em algumas de suas opiniões.(p17)
“È por esta razão que se pode afirmar que o ato de argumentar, ísto é, de orientar o discurso no sentido de determinadas conclusões, constitui o ato linguistico fundamental, pois a todo e qualquer discurso subjaz uma ideologia.” Até mesmo o discurso mais ingênuo e “neutro” possui sua ideologia mesmo que seja a da propria objetividade (p17)
No caso da dissertação sabendo q a intenção é apenas de expor as situações e ideias alheias ocorre a simples escolha das opiniões a serem expostas. Nos textos narrativos e descritivos tambem ocorre a a argumentação de uma forma ou de outra (p18)
A argumentação e a eloquencia são quase sinônimos, por isso são uma constante em discursos. (p18)
Com o surgimento dos estudos, em torno da retorica e da argumentação, que essas, passou a ocupar um lugar central nas pesquisas sobre a linguagem. Por motivo inclusive da Teoria da Enunciação. (p18)
Filosofos analiticos de Oxford, Austin e Searle, nos EUA, entre outros dedicaram-se ao estudo dos atos da linguagem, atos ilocucionários representam força no ato de falar e atos perlocucionários que corespondem em efeitos como convencer e persuadir. (p18)
Perelman (1970) – filosofo e jurista acreditava, que o ato de convencer era puramente logico e com provas objetivas convenceria um “auditorio universal”. Já o ato de