Linguagem Oral E Escrita CERTO
Trabalho realizado da disciplina Fundamentos Psicossociais ministrada pela Profa.
Luciana Wiltenburg dos Santos
http://www.luciapoliti.blogspot.com.br/
Linguagem oral
“A linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam, se comunicam entre si, expressando sentimentos e idéias”. (RCNEI, 1997)
http://falaribem.wordpress.com/33/
“ Em algumas práticas se considera o aprendizado da linguagem oral como um processo natural, que ocorre em função da maturação biológica; prescinde-se nesse caso de ações educativas planejadas com a intenção de favorecer essa aprendizagem”. (RCNEI,
1997)
http://neuroflexoes.blogspot.com.br/2010/10/crescimento-maturacao-e-plasticidade-do.html
Linguagem escrita
Principalmente nos meios urbanos, a grande parte das crianças, desde pequenas, estão em contato com a linguagem escrita por meio de seus diferentes portadores de texto, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de ônibus etc., iniciando-se no conhecimento desses materiais”.
(RCNEI, 1997)
http://lugardegentefeliz-empromorar.blogspot.com.br
http://www.campodossonhos.com.br
O
S
S
E
F
PRO
O
N
U
L
A
RX
“ A aprendizagem pressupõe uma combinação entre atividades inéditas e outras que se repetem. Nesses momentos, o significado que o adulto atribui ao seu esforço de comunicação fornece elementos para que ele possa, aos poucos, perceber a função comunicativa da fala e desenvolver sua capacidade de falar” (RCNEI, 1997)
http://portalrededosaber.blogspot.com.br/2011/11/relacao-professor-x-aluno-vista-pela.html
●
Contexto Histórico
No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Os erros, nessa perspectiva, não são vistos como faltas ou equívocos, eles são esperados, pois se referem a um momento evolutivo no processo de aprendizagem das crianças.”
(RCNEI, 1997).