O Trasporte Mundividencia Dr
4326 palavras
18 páginas
IntroduçãoO presente trabalho, visa abordar etnologia do povo africano em geral e particularmente do povo Ndau. Visto que apartar da etnografia, a etnologia estuda todos os factos documentados no sentido antropológico cultural e social, isto é, compara as culturas estudadas pela etnografia.
Basicamente, a etnologia era compreendida como o estudo das sociedades primitivas; actualmente é considerada um estudo das características de uma etnia (grupos humanos). O trabalho está divido em dois Capítulos. O termo povo africano tratam de referir a pessoas que vivem na África ou a pessoas que traçam a sua ascendência a habitantes Naturais da África, falaremos das suas práticas culturais, sua organização social. Ndau são um grupo éticos que habitam o vale do Zambeze, do centro de Moçambique ate ao seu litoral, e leste do Zimbabwe.
Objectivos
Gerail:
Descrever a etnologia do povo Africano, Ndau. E apresentar as suas tradicionais serimonias de custume. Específicos:
Definir os conceitos Etnologia, Povos, Ritos, Tribo, Mito, Cultura;
Localizar África;
Localizar região do povo Ndau.
Apresentar os principais ritos de iniciacao pratiacdos por esse povo e modalidades de forma de casamento. Metodologias
Para a materialização do presente trabalho, efectuou-se a pesquisa Bibliográfica e a consulta na internet.
ETNOLOGIA DOS POVOS AFRICANOS, NDAU Conceitualização
Cultura
Segundo Tylor, Pai da Antropologia Moderna (1871) Cultura –conjunto complexo que envolve conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e varias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade;
Ou é um conjunto de actividades e modo de agir, costumes e instruções de um povo, ou meio pela qual o homem se adapta as condições de existência transformando a realidade.
Mitos
Segundo Mircea Eliade – uma história exemplar que tem por fim estabelecer normas para comportamento humano.
Para K. Marx – é uma alienação, uma projecção; ou São narrativas utilizados pelos povos