Trabalho Contabilidade
1 - Defina Empregabilidade. (conceitue e de exemplos);
2 – Defina Empresariedade. (conceitue e de exemplo).
Empregabilidade: Esse termo está sendo muito utilizado, vem do inglês Employability e significa “o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o profissional importante para qualquer empresa”. Essas características transcendem às empresas e atendem às necessidades do mercado de uma forma geral, portanto empregabilidade é a condição que o profissional apresenta ou deve apresentar para se adequar às novas exigências do mercado.
Esse termo se difundiu nos últimos tempos e passou a ter extrema importância graças à concorrência empresarial, aos avanços tecnológicos, globalização dentre outros fatores. Já que vivemos este panorama onde o mercado está cada vez mais exigente e busca profissionais cada vez mais competentes, atualizados, qualificados e preparados para atuar em qualquer empresa nacional ou multinacional, precisamos ter esta condição de "empregáveis".
Para a pessoa saber se tem Empregabilidade, deve refletir um pouco na trajetória profissional, se ela é interessante e é capaz de atrair o mercado; nas suas qualificações e especializações, se são interessantes a ponto de diferencia-la de seus concorrentes; se a vida pessoal é interessante para o mercado ou a atrapalha se comparado com a trajetória profissional; se ela tem o diferencial frente aos seus concorrentes; etc.
Nos tempos atuais existe uma série de pré-requisitos que tornam os profissionais empregáveis:
- que o profissional tenha uma trajetória profissional interessante,
- apresente uma carreira consistente,
- esteja preocupado com seu autodesenvolvimento e com suas qualificações,
- não seja um analfabeto digital,
- seja verdadeiramente ético,
- tenha capacidade de ser autocrítico e consiga identificar seus pontos fortes e pontos a melhorar e melhorar de fato,
- ser no mínimo bilíngüe e
- apresente empatia, que é a