Linguagem literaria
Podemos observar que no interior do Brasil, atualmente temos muitas vagas de empregos, o que consequentemente inclui uma grande concentração de profissionais qualificados.
As cidades do interior de nove estados geraram, de janeiro a setembro, quase 413 mil vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esses estados são responsáveis por 70% das vagas de todo o Brasil, cujo estados são: Bahia, Pará, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O PIB do interior cresceu 49% nos últimos dez anos, quase 10 pontos percentuais a mais que o dos grandes centros urbanos. Em 2013, o interior desses estados gerou 552.071 empregos. As principais áreas de contratação são indústria, construção, comércio e serviços. A tradicional agricultura ficou de fora no ano passado.O PIB do interior cresceu 49% nos últimos dez anos, quase 10 pontos percentuais a mais que o dos grandes centros urbanos.
Segundo o IPEA (Instituto de pesquisa economica aplicada). A cidade de Santa Maria, localizada no Rio grande do Sul, é considerada uma " exportadora de cérebros, devido ter uma grande concentração de universidades, o que consequentemente a torna uma das maiores responsáveis e distribuidora da mão de obra qualificada atual do nosso país.
A desconcentração industrial no Brasil
Essa dinâmica começou a se alterar apenas a partir da década de 1970, quando o poder público iniciou uma série de planejamentos a fim de gerar uma maior democratização no espaço industrial do país. Uma das medidas foi a criação da Sudam (Superintendência de desenvolvimento da Amazônia) e da Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste).
Outra ação foi a autorização do Governo Federal dada aos governos estaduais de promoverem incentivos fiscais para a presença de indústrias em seus territórios.
Com isso, teve início a chamada Guerra Fiscal ou Guerra dos Lugares, em que as