linguagem literaria
Professora Dra. Edima De Souza Mattos Texto Literário e Não Literário Introdução
Um texto pode ser literário ou não-literário, tudo dependerá da situação de fala, ou seja, da circunstância em que tal fato ocorreu e de sua fácil comprovação.
O interlocutor utiliza-se de uma série de recursos para trazer-nos tal informação. Regras que já conhecemos dispostas em uma sequência dão a estas palavras uma significação que nos permite comprovar a veracidade do fato. É assim também quando nos comunicamos com as pessoas diariamente. Quando isso ocorre podemos dizer que se trata de um texto não-literário.
Porém, quando utilizo as palavras de uma maneira diferenciada, com ritmo, entonação, e dou ás palavras uma significação mais poética, que vá além do real e exija do leitor a capacidade de interpretar a fundo para compreender a mensagem que está sendo transmitida, refiro-me a texto literário. A fala ou discurso é de uso cotidiano e não exige atitude interpretativa. Já quando de fala em texto literário nota-se que este é capaz de revelar em nós, emoções profundas, porém para compreendê-lo é preciso que o receptor possua “bagagem cultural”. Literatura: Conceitos É importante ressaltar que a literatura é uma arte verbal e por isso sofre variações significativas ao longo da história. Seu conceito não é pacífico entre aqueles que se dedicam a estuda-lá.
Tal concepção não impede, porém que a literatura seja entendida como uma representação que permite aos leitores tomarem uma posição diante do mundo e opinar sobre ele e a linguagem é apenas um meio para se transmiti- lá. A beleza da obra estará contida na originalidade da visão do autor e na adequação da linguagem ao que está se desejando expressar.
Apesar de ainda não ser possível caracterizar plenamente o conceito do que é literatura, os estudos e pesquisas possibilitaram que possamos identificar os traços mais peculiares dela.