Linguagem Literaria
Quaisquer textos no qual o autor expõe suas emoções ou ponto de vista exemplo: poema, carta, conto, crônica, dissertação, ou seja, uma língua culta.
II. Onde encontramos
Pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
III. Características
Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
IV. Diferenciação da linguagem literária
Complexidade, Multissignificação, Conotação, Liberdade na criação, Variabilidade.
Complexidade:
Isso acontece porque a linguagem literária não tem compromisso com os sentidos que comumente são atribuídos às palavras
Multissignificação:
A Literatura apresenta uma linguagem que a difere da linguagem utilizada no cotidiano, ou seja, mais de um entendimento para a linguagem usada.
Conotação:
A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações.
Liberdade na criação:
A Liberdade consiste em deixar o artista livre para se expressar e inventar coisas novas.
- Ora, senhor Rafael, se não podes venerar àqueles a quem dedica todos os dias de sua vida, o que fazes neste lugar proibido? Parece-me contraditório da sua parte estar neste templo de Atenas tão longe de Londres, neste dia tão importante para a realeza! Ou será que está aqui pelos planos de Naianny?
-Luana, minha senhorita, não tenho a intenção de insultar a Ordem dos Cavalheiros Templários, longe de mim! Venho aqui no templo sim, por Naianny, mas para pedir que tenham piedade dos pobres franceses exilados no Oriente, sem ter para onde correr! Peço que permita-lhes a vida ante aos perigos daquelas terras desérticas! Minha senhorita, imploro para que ouça o pedido de Antonieta!
- Depois de mandar à guilhotina a nossa querida Talita? Pois a Ordem nada fará pela vida dos franceses! Nem nessa era, nem em nenhuma