NR 12 SEGURANÇA EM MAQUINAS E EQUIPAMENTOS
Esta pesquisa teve como objetivo abordar o referido tema de maneira geral, procurando ressaltar pontos específicos que propiciem uma visão ampla do espírito da norma, citando exemplos práticos relacionados ao cotidiano da maioria das pessoas socioeconomicamente ativas, despertando para a importância da aplicabilidade da
NR12, uma vez que esta contempla todas as demais normas que se enquadram na utilização de máquinas e equipamentos. Através de pesquisas documentais: vídeos, sites, revistas e livros, pôde-se observar que a norma regulamentadora 12, antes muito genérica propiciando interpretações diferenciadas, passou com a nova redação a adquirir uma abordagem muito técnica com muitos detalhamentos, eliminando assim dúbias interpretações. Sendo assim, princípio como da falha segura, introduzido pela NR 12, representa uma lei universal vital, no planejamento e execução de qualquer atividade correlacionada com essa norma, pois não descarta a possibilidade de uma falha, mecânica ou humana, adotando medidas preventivas que minimizam ou eliminam os possíveis danos ao trabalhador.
Palavras-Chave: Segurança, Máquinas e Equipamentos, Regulamentos.
INTRODUÇÃO
No presente paper será abordado a respeito da norma regulamentadora 12, que foi formulada em 1978, devido ao alto índice de acidentes de trabalho, desde aquela época, tendo como causa máquinas e equipamentos inseguros. A NR 12 foi uma das primeiras iniciativas sobre proteção de máquinas e regulamenta as instalações e áreas de trabalho de máquinas.
Este trabalho apresenta referências técnicas e princípios a serem aplicados na segurança de máquinas e equipamentos, visando atender as especificações da NR 12.
Esta norma regulamentadora traz medidas de ordem geral. O atendimento as mesmas garante a instalação de forma adequada dos dispositivos elétricos nas máquinas e equipamentos, buscando preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores durante a jornada de trabalhando,