Linguagem do argumento
Entrevista
Rio de Janeiro
2013
Fase 1
Gênero: Entrevista
Título: Entrevista da Playboy com Chico Buarque
Tema: Valor da liberdade, da verdade, do dinheiro, do sucesso e da vida.
Objetivo Comunicativo: Revelar um pouco da vida profissional e pessoal de Chico Buarque e o que pensa acerca de certos valores.
Contexto de Produção:
Tempo - Final dos anos 70
Lugar Social - A princípio, leitura domiciliar.
Posição social do autor na interação - Empresa multinacional de revista masculina.
Posição social do receptor na interação - Consumidor. O foco da revista nitidamente se refere a leitores da classe media e classe alta.
Objetivo da interação - Revelar fatos da vida social de uma personalidade, par ao leitor. Para a revista ampliar seu mercado consumidor.
Canal/veículo: revista
Grau de formalidade da situação: Informal, entrevista aberta, a entrevista se da semelhante a uma conversa e as respostas não são pré-estabelecidas.
Método de argumentação utilizado: Na maior parte, dedutivo. O entrevistador menciona noções gerais da vida do entrevistado (Chico Buarque) para obter informações especificas de sua vida pessoal. Já o entrevistado responde diretamente as questões expondo e exemplificando.
Modo de organização predominante: O modo de organização predominante no texto é o diálogo, uma vez que se trata de uma alternância entre perguntas e respostas. Além de seu caráter informal. É possível também identificar elementos de descrição, argumentação e narração na produção das respostas.
Recursos linguísticos: O texto possui Hipérbole no trecho “Era jogado de baixo para cima”; Antítese em “Música, não. Mas Literatura, sim.”, em “eu não digo que terei ajudado, mas pelo menos não terei impedido isso.”; Metáfora em “Uma espécie de cronista, um Rubem Braga...”, em “Eu sei que seria uma porrada forte que ninguém tem o direito de dar”; Comparação em “Chegou a ser apontado como um