Primeiro Programa em Java
Veremos aqui o nosso primeiro código em linguagem Java.
A única coisa que esse programa faz é imprimir (mostrar) na tela uma mensagem dizendo: Bem vindo ao mundo Java!.
1.
//Primeiro programa em Java
2.
public class MeuPrimeiroPrograma {
3.
public static void main(String[] args) {
4.
System.out.println("Bem vindo ao mundo Java!");
5.
}
6.
}
Primeiramente, iremos entender algumas estruturas básicas da linguagem.
//
Usamos // para indicar que foi iniciado um comentário. Um comentário serve apenas para documentar o código. Isso quer dizer que, ao ser executado este programa, as linhas marcadas como comentário serão ignoradas.
Este tipo de comentário é de linha única, ou seja, começa nas barras e termina no final da linha. Se quisermos criar comentário de várias linhas podemos utilizar /* */, no qual /* inicia o comentário e */ termina. Por exemplo:
//Este é um comentário de uma linha
/*Este é um comentário de várias linhas*/ public class MeuPrimeiroPrograma public class MeuPrimeiroPrograma é a criação da classe. Como Java é totalmente orientado a objeto, sua programação é feita dentro de classes e mais classes. O assunto de classes será abordado mais afrente. O importante a princípio é entender que o programa para funcionar deve ter pelo menos uma classe com o método principal (main).
public static void main public static void main é o método principal do código. Quando executamos um programa é esse método que é chamado. Em outras palavras, sem ele não há programa.
(String[ ] args)
(String[] args) é o argumento passado ao método main. Qualquer programa pode ser iniciado ou não com argumentos que modificam sua execução, trataremos futuramente de argumentos com programas.
{ }
As chaves são usadas para marcar o bloco de dados. No caso deste algorítmo, ele marca o código que será executado na classe MeuPrimeiroPrograma e também todo o código que será executado quando o método main for chamado.