limites
TERMODINÂMICA
• Parte do conhecimento científico que estuda as leis que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia. • Surgiu durante a revolução industrial em decorrência do estudo sistemático sobre a conversão de energia térmica em trabalho (termo + dinâmica). Toda análise acerca das conversões de energia de diversas formas (motores, células de combustível, organismos vivos, etc) é realizada à luz das leis da termodinâmica.
Temperatura (T)
• É uma das variáveis de estado que permitem descrever macroscopicamente um sistema. A temperatura, partindo da experiência diária e do senso comum, fornece-nos uma ideia de quão “quente” ou “frio” está um objeto. Contudo, sua origem está relacionada à energia térmica de um sistema.
Energia térmica = cinética + potencial (associadas às partículas que constituem o objeto).
• Medindo a temperatura
O instrumento que permite a medição da temperatura é o termômetro: qualquer dispositivo que sofra alguma alteração mensurável ao trocar energia térmica com o que está ao seu redor. Alguns exemplos de termômetros:
a) Fitas bimetálicas
b) Termopares
c) Termômetro de mercúrio
d) Termômetro de infravermelho
• Lei zero da termodinâmica
Se dois corpos A e B estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então, estão em equilíbrio térmico um com o outro. OBS: Quando um termômetro atinge a temperatura do meio, está em equilíbrio térmico com ele.
Escalas de temperatura
• Para a construção de uma escala de temperatura, de modo geral, primeiro deve-se escolher um efeito térmico que seja facilmente reprodutível e definir, arbitrariamente, uma certa temperatura. Em 1742, Anders Celsius usou duas temperaturas como referências para calibração de temperatura: fusão do gelo e ebulição da água. Em sua escala, atribuiu o zero grau (0 oC)para a temperatura de fusão do gelo e 100 graus (100 oC) para a ebulição da água, ambas em pressão atmosférica.