Limites de função
A proposta deste livro é mostrar as possibilidades de julgamento para com as pessoas presentes na história. O próprio autor relata que esta obra apresentará uma idéia de como será possível uma abordagem de advogados que apresentarão defesa e acusação para os réus. Serão analisadas questões que envolveram: princípios, conduta e o que a lei determina.
Dentre desta perspectiva, a obra relata a historia de quatro réus que junto com um outro, ficaram presos numa caverna, onde ao passar os dias, sem água, alimentos e a possibilidade de morrerem, já que estavam ali e ainda não tinham conseguido sair e ouviam falar da questão de terem pessoas tentando salvá-los mais não tinham tido êxodo, resolveram que um deles se sacrificaria para salvar os outros. Sendo que o que fosse tirado na sorte servira de alimento para os demais. Porém antes de se fazer tal coisa, eles abordaram com as pessoas que estavam de fora, os que tentavam retirá-los do local, que se poderiam agir desta forma, contudo, ninguém quis participar desta ação. Como os dias se passavam, eles resolveram agir. O autor da idéia e o que falou para os que estavam na luta pela a libertação deles na caverna foi conseqüentemente o que perdeu no jogo. Assim sendo, foi feito. Com o passar dos dias, conseguiram retirá-los do local. Mas, diante de tudo, ainda teve a morte de 10 trabalhadores que ficaram soterrados na tentativa de resgatá-los.
Quando conseguiram sair, tiveram que aguardar o julgamento, que no qual determinaria como seriam as suas vidas a partir daquele dia, já que perante a lei praticaram um crime.(canibalismo).
A proposta do livro é de apresentar argumentos para a liberdade dos réus e também argumentos para a condenação, pois ouve um ato criminoso.
Ao permear pela história é possível ver todos os argumentos, tanto dos que querem a libertação, apresentando a idéia do instinto natural da sobrevivência, além do mais, o próprio