Paper
Lucimara de Oliveira
Prof. ª Fabiana da Silva Köpp
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED9961) – Prática do Módulo IV
19/10/2011
RESUMO
A história do surgimento da escrita é muito importante para que possamos entender como a humanidade, ao longo de milhares de anos evoluiu na forma de registrar os fatos e acontecimentos e também de se comunicar, chegando até os sistemas de escritas que hoje são utilizados. A necessidade do homem em se comunicar graficamente com seu semelhante vem dos tempos mais remotos.
Na análise efetuada de alguns livros verificamos que muitos autores buscam explicar ao acadêmico uma descrição detalhada dos assuntos abordados que são de grande importância para ampliarmos nossos conhecimentos.
Palavras-chave: Sistemas de Escrita; Evolução; Comunicação.
1 INTRODUÇÃO
A escrita surgiu na necessidade do homem se comunicar graficamente com seus semelhantes. Muitos sistemas de escritas desenvolveram-se a partir de desenhos, e com o passar do tempo os sistemas de escritas foram transformando-se.
A escrita seja ela qual for tem como objetivo permitir a leitura. A história da escrita é caracterizada por três fases distintas, a pictórica, a ideográfica e a alfabética, porém não segue uma linha de evolução cronológica de nenhum sistema específico.
A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mas também para as próximas gerações.
Inicialmente se abordará a escrita e sua história assim como alguns sistemas de escritas que contribuíram para a formação dos vários sistemas de escritas existentes.
2 A ESCRITA
A escrita seja qual ela for tem como objetivo principal permitir a leitura, a leitura é uma interpretação que consiste em traduzir os símbolos escritos em fala.