Limitações aos Direitos Humanos Fundamentais
Em um país democrático, o povo tem uma maior liberdade de expressão, quando se quer expor pontos de vista. Em todo o tempo, pessoas com os mesmos ideais se juntam e formam grupos de opinião. Visto de uma forma superficial, todas essas mudanças fazem com que o Brasil cresça, de forma humanizada e política.
Hoje em dia, todos já ouviram falar sobre os direitos e deveres de cada indivíduo dentro de uma sociedade, mas são poucas as pessoas que buscam conhecer esses pontos da lei mais afinco.
Se formos pesquisar a fundo todos os benefícios que as leis nos proporcionam como cidadãos, teríamos mais liberdade e segurança de tomar algumas decisões.
Os nossos direitos como cidadãos são abrangentes e se limitam onde se inicia nossos deveres. No ponto de fusão entre essas duas partes da lei são onde mais se encontra problemas, e conflitos entre população e justiça.
Como exemplos desse conflito, tenho uma situação que demonstram com clareza alguns problemas da sociedade. Há algum tempo atrás, vi uma reportagem no jornal que causou polêmica entre as pessoas que estavam no local do acontecido. O fato era de que, uma senhora que estava no meio de um protesto no Rio de Janeiro, indignada com a atitude de um dos policiais, deu voz de prisão a ele, baseada no artigo 301 do Código de Processo Penal, que diz: "qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito". Muitas das pessoas que estavam no protesto não compreenderam essa atitude, mas a mesma senhora era uma advogada e conhecia bem as leis. Isso prova, que as pessoas são leigas quando se diz respeito do seu próprio direito e essa situação foi uma grande prova de que temos mais liberdade em algumas situações.
O contrário dessa situação também acontece onde pessoas pensam que os seus direitos vão além do que realmente são e acabam infligindo as