Likert, Mcgregor, Simon
Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo de Herbert A. Simon. O livro constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais ideias da Teoria das Relações Humanas. O livro constitui o início da Teoria das Decisões. A Teoria Comportamental é uma redefinição total de conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens anteriores como amplia seu conteúdo e diversifica sua natureza.
2 – Fale sobre cada um dos 5 (cinco) níveis de hierarquia das necessidades de Maslow.
1 – fisiológicas: fome e sede, calor ou frio, desejo sexual etc.
2 – segurança: Segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo. Nesse nível as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.
3 – sociais: São necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. Quando as necessidades sociais não estão satisfeitas o indivíduo torna-se resistente, antagonico e hostil em relação, isolacionismo, solidão, etc.
4 – estima: são a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem auto-apreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração. Se não suficientes produz frustração, sentimento de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo que podem levar ao desanimo ou a atividades compensatórias.
5 – auto-realização: São as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo. Essa tendencia se expressa por meio de impulso que a pessoa tem para tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.
3 – Considerando a teoria dos dois fatores de