Fundamentos da economia
A maior figura da escola behaviorista é o Hebert Simon, ele publicou dois livros importantes o compartamento administrativo e a teoria das organizações.
Ele ainda lançou outros livros como administração pública e a capacidade de decisão e liderança. Em suas obras Simon destaca o tratamento de decisões.
O comportamento administrativo foi apresentado as pessoas, por outra grande figura o Cherter Barnard. Sua obra principal é the functions the executive, que destaca a revisao e a ampliação de um manucristo, ele destaca como devemos tomar decisões na administração.
Embora esses dois sejam os mais importantes no movimento behabiorista, há outros de grande importância como Rensis Likert e Dougras McGregor que destacam as necessidades individuais e organizacionais.
O Trabalho de Rensis Likert teve o poder de desfazer uma das regras da administração científica. Uma pesquisa sua demonstrou que supervisores não prendia seus subordinados a trabalhos rigoros, eles focavam mais na formação de grupos.
Se tivermos uma ordem estreita e alongada, teremos muitos niveis de autoridade e os supervisores terão de ser mais rigorosos com seus subordinados.
O desenvolvimento do behaviorismo é a formulação da teoria Y de McGregor. Segundo ele, a ação administrativa está fundamentada na “ teoria X “, que pertence a escola de administração científica. A ideologia da teoria X pode ser que o ser humano é averso ao trabalho e evitará sempre que puder. A essa teoria, Mcgregor contrapõe com a teoria Y.
Teremos asseguir as linhas gerais dessa teoria:
1) A admistração é responsável pela organização.
2)As pessoas não resistem às necessidades da organização.
3)A motivação, é o poder de desenvolver a capacidade de assumir responsabilidade na organização.
4)A tarefa principal da administração é criar condições, para que as pessoas possam atingir melhor suas metas.
A administração é um processo de criação de oportunidade,potenciais, remoção de