Teoria Comportamental - Principais autores
A Teoria Comportamental trouxe um novo enfoque, dentro das teorias da Administração, o da abordagem das ciências do comportamento fazendo oposição à Teoria Clássica e aceitação das principais ideias – reformuladas – da Teoria das Relações Humanas, constituindo suas principais características: grande ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho; e o estudo do comportamento humano. Estre trabalho abordará sobre alguns dos principais autores behavioristas e outros que contribuíram significativamente para a Teoria Comportamental da Administração, como Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor, Herbert Alexander Simon, Chester Barnard, Chris Argyris e Rensis Likert. .
Abraham Maslow – Nasceu no Brooklin, Nova Iorque em 1 de Abril de 1908. Filho de pais russos e judeus imigrantes foi o primogênito dos sete filhos. Para atender os desejos de seus pais se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque onde estudou apenas um ano e meio e se transferiu para a Universidade de Cornell. Depois de se casar, com Bertha Goodman, mudou para Wisconsin onde conheceu Harry Harlow, famoso pelos estudos sobre comportamento com filhotes de macacos. A partir desse momento, Maslow se interessou pela psicologia graduando-se e, mais tarde, se tornando mestre e doutor pela mesma Universidade de Wisconsin. Depois de conviver durante vários anos com estudos e pesquisas com Orangotangos e macacos, Maslow passou se interessar pela motivação humana. Então, iniciou a produção de diversos artigos sobre este tema que resultaram com a sua mais conhecida obra: Hierarquia das Necessidades Humanas.
Na década de 60, após a apreciação com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, Maslow se envolveu com a área de Gestão de negócios. Em seguida, passou a relacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão. No fim da década, foi honrado como "Humanista do ano" pela