Teoria geral da administração
Curso de Ciências Contábeis
Hélio Márcio
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Maceió 2009
Hélio Márcio
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Pesquisa solicitada pelo professor Paulo Acioly, como pré requisito para obtenção de nota para a 2ª avaliação
Maceió 2009
1. Explique a Teoria Estruturalista como teoria de crise.
R – A Teoria Estruturalista é denominada “teoria de Crise”, pois tem mais a dizer sobre os problemas e patologias das organizações complexas do que com a sua normalidade. Os autores estruturalistas são críticos e revisionista, procurando localizar nas organizações o núcleo de suas problemáticas. 2. Explique a Teoria Estruturalista como teoria de transição e mudança.
R – A Teoria Estruturalista é uma teoria de transição e de mudança, em que o campo todo parece estar em um estado de crescimento acelerado, faltando ainda uma exata definição dos componentes e relações que a teoria de sistemas definiu posteriormente. Os estruturalistas queixam-se freqüentemente de que certas áreas de estudo carecem de estudo e de definição, como o estudo do ambiente, das relações interorganizacionais etc.
3. Faça um confronto entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista.
R – Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia da racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. E a estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. 4. Mencione os principais expoentes da Teoria Estruturalista.
5. Explique a abordagem mais descritiva e menos prescritiva da Teoria Comportamental.
R – A análise descritiva (que mostra o que é) e a análise prescritiva (que