Geres
Gerências Regionais de Saúde
Para apoiar todos os 184 municípios de Pernambuco mais a ilha de Fernando de Noronha, foram criadas as 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cada uma dessas unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde é responsável por uma parte das cidades, atuando de forma mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, nas ações municipais, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias. O modelo de gestão da Saúde permite que as particularidades de cada região recebam atenção na hora de decidir ações e campanhas.
-------------------------------------------------
I Geres
Com um parque de assistência médica capaz de resolver casos de média e de alta complexidade, a I Gerência Regional de Saúde (I Geres) atende diariamente demanda de outras Geres. É a maior delas em número de atividades, pois abriga toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), num total de 18 municípios mais a ilha de Fernando de Noronha.
Responsável por uma região de grande desenvolvimento, é a mais resolutiva atendendo a uma população de cerca de 896 mil pessoas. Dentro da meta da regionalização, o desafio é fortalecer os municípios nas diversas áreas levando em consideração as questões mais particulares de cada uma – da capital Recife à pequena Araçoiaba.
A I Geres monitora as principais incidências de doenças, como esquistossomose e dengue, para nortear o planejamento da saúde de cada município. Há também um esforço na formulação de um programa de fixação de profissionais, principalmente dos médicos.
MUNICÍPIOS: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Fernando de Noronha, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife (Sede), São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão.
HOSPITAIS: Hospital Barão de Lucena, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital da Restauração, Hospital