Ligações químicas
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Os cerca de 100 átomos dos elementos químicos podem unir-se de formas diversas para formarem uma grande diversidade de substâncias. Porém existe um número relativamente reduzido de tipos de ligações.
A ligação entre átomos não ocorre de qualquer forma, há uns que se ligam entre si e outros em que isso não acontece. Existe um conjunto de condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contacto e energia.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação de elétrons por um dado átomo ou conjunto de átomos e a sua e recepção por outro - e neste caso chama-se ligação iônica. Tal acontece, por exemplo, no NaCl (cloreto de sódio) que é o sal que temos nas cozinhas. Outro tipo de ligações químicas, chamadas ligações covalentes, ocorrem através da partilha de elétrons, por exemplo, é o que acontece na água ( H2O).
As substâncias têm características diferentes .
Compostos iônicos têm as seguintes características:
Apresentam forma definida, são sólidos nas condições normais;
Possuem altos pontos de fusão e de ebulição;
Dissolvem-se em água;
Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou fundidos.
Compostos covalentes têm as seguintes características:
Podem ser encontrados nos três estados físicos;
Apresentam ponto de fusão e ponto de ebulição menores que os compostos iônicos;
Não se dissolvem em água;
Quando puros, não conduzem eletricidade.
Disponível em: http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011/08/ligacoes-ionicas-e-ligacoes-covalentes.html Acessado em 27/05/2013