generos
A carta aberta integra os gêneros textuais norteados pelo caráter argumentativo, cuja principal característica é permitir que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto. Dessa forma, a carta aberta pode ser utilizada como forma de protesto , como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população ou de alguém com certa influência, como, por exemplo, um representante de uma entidade ou do governo, acerca da problemática em questão.
CARACTERÍSTICAS
Remetente: grupos de pessoas, entidades.
Destinatário: população, grupos políticos, representantes.
Objetivo: alertar, persuadir, protestar.
Tema: problema que motivou a escrita da carta.
Meio: rádio, tv, internet, reuniões, distribuição de folhetos.
Estrutura: relativamente livre, porém organizada em introdução ( que situa o problema); desenvolvimento ( análise do problema e apresentação dos argumentos que fundamentam o ponto de vista dos autores); conclusão ( em que geralmente se solicita uma mudança, atitude ou resolução do problema).
Pessoa e tempo verbal: na 1ª pessoa do plural (nós) e predominantemente no presente.
Intenção: ampliar o alcance das informações e ganhar o apoio da população envolvida na questão.
Por se tratar de uma modalidade relacionada à linguagem escrita, a carta aberta é constituída de uma linguagem clara, objetiva e precisa, razão pela qual o emprego do padrão formal da linguagem é fator preponderante.
CARTA COMERCIAL
A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.
A redação comercial tem como características comuns:
a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.
b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou