Classicismo
"Um período em q houve uma retomada da influencia da cultura greco-romana que ocorreu seguido do humanismo.Onde o homem passou a ser novamente o centro das atenções, ao contrário do que ocorria na idade média (onde Deus estava no centro). Nesse período a literatura foi marcado por uma nova forma da fazer poesias,chamada de soneto, que eram decassílabos ou alexandrinos em relação a metrificação." fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070512141933AANJDuk
Em Arte, o Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor - ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que dionisíaca.
Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.
As duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna européia são o Renascimento, Humanismo e o Neoclassicismo.
Serve também o termo clássico para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística. A arte renascentista, por conta de seu contexto histórico, será impulsionada por grande explosão de vida e confiança no ser humano. Por isso, as manifestações artisticas desse periodo são marcadas pela visão antropocentrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na escultura.
Características gerais do Classicismo[editar]
Individualismo
Universalismo
Racionalismo
Antropocentrismo
Paganismo
Idealização amorosa,Neoplatonismo
Neoplatonismo
Nacionalismo
Paganismo
Predomínio da razão
Influencia da cultura greco-romana
Fusionismo: mitologia pagã e cristã
Simplicidade, clareza e