Classicismo
Contexto Histórico
A Era Clássica, compreende também o Classicismo ou Quinhetismo, que foi um período literário que começou junto com o Renascentismo no século XV, em meio aos movimentos artísticos, predominado pela cultura clássica, que ocupava o espaço medieval. Um verdadeiro marco na história, pois engloba o fim da Idade Média e todos os fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que marcaram entre os séculos XVI e XVIII.
No mesmo período aconteceu o fim do sistema feudal, houve também o crescimento do capitalismo, a Reforma Protestante, as grandes navegações e a invenção da imprensa, ajudando na divulgação das obras. Nessa época, o centro do Universo era o homem, e não Deus. Esse pensamento que influencia o momento clássico. O mundo real é reproduzido, porém é moldado de acordo com que é considerado ideal. Tudo tem que estar em harmonia e refletir ordem, lógica, equilíbrio, simetria, contenção, objetividade, refinamento e decoro. O que predomina nesse período é a razão e não a emoção.
O que diferencia o classicismo da antiguidade são as adaptações aos ideais problemas dos novos tempos. Os primeiros classicistas foram os gregos, depois os romanos, franceses, ingleses e outros povos aderiram ao movimento. No classicismo tem destaque a poesia, a mitologia, os autores, a exaltação da vida no campo e o bucolismo.
Características do Classicismo:
- Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
- Influência do pensamento humanista;
- Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
- Críticas às explicações e a visão de mundo pautada pela religião;
- Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
- Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal;
- Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.