Classicismo
O que é o Classicismo
Classicismo é a face literária do Renascimento, movimento que marca o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. O Renascimento é fruto do crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades européias.
Renascimento: movimento de renovação científica, artística e cultural.
Em Portugal
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética).
Principais autores do Classicismo Francisco Sá de Miranda – ( 1495 – 1558 ) Foi o introdutor do classicismo em Portugal. Dedicou-se à poesia e à comédia.
Bernardim Ribeiro ( 1482 – 1552 ) Sua obra mais importante é a novela "Menina Moça" publicada em 1554.
Antônio Ferreira ( 1528 – 1569 ) Sua obra mais importante é "A Castro" (tragédia de Dona Inês de Castro). Tragédia escrita em versos, introduzindo o gênero em Portugal, em 1587.
Luíz Vaz de Camões ( 1525? – 1580 ) O escritor mais importante do classicismo português, escreveu poesia lírica e épica, além de peças teatrais, (Auto do Filodemo, e Anfitriões).Sua Obra mais importante é poema épico, " Os Lusíadas"publicado em 1572.
Camões
Mais importante autor do período em Portugal, Luís de Camões apresenta uma biografia incerta e cheia de aventura. Uma das poucas certezas sobre sua vida é que foi soldado e perdeu o olho direito combatendo na África. Sua produção poética foi rica e variada, abrangendo poesia épica e lírica.
Poesia Épica
Em 1572, Camões publica Os Lusíadas, poema que celebrava feitos marítimos e guerreiros recentes de Portugal. O livro também narra a história do país (de sua fundação mítica até o período histórico).
O herói do poema é o próprio povo português e o enredo gira em torno da viagem de Vasco da Gama na busca de um novo caminho para as Índias. Escrito em dez cantos, Os Lusíadas com 1.102 estrofes e