Qualidade de vida e motivação profissional
Introdução
A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo expor e analisar, brevemente, alguns conceitos de fatores capazes de influenciar a qualidade de vida no trabalho nas organizações, tais como motivação e liderança. Tais conceitos foram discutidos ao longo da ministração do conteúdo da disciplina em questão.
Desenvolvimento
A concepção de que o trabalho tem consequências sobre a saúde e bem estar dos indivíduos é antiga. O trabalho, desde os seus primórdios, ocupa a maior parte do tempo do ser humano. Porém ao longo dos anos passou por diversas transformações.
Antigamente, as empresas se preocupavam apenas em melhorar os meios de produção para aumentar a quantidade produzida. A busca pela eficiência tornou necessário o desenvolvimento de novas formas de produção para atender a crescente demanda. Os primeiros estudos nesse sentido foram conduzidos por Frederick Taylor, considerado o "Pai da Administração Científica", seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, ignorando a presença e necessidades dos seres humanos.
Há controvérsias sobre as contribuições de Taylor para a Administração, mas é inegável que através de seus estudos Taylor revelou a necessidade de seleção, treinamento, orientação e desenvolvimento do trabalhador, que hoje se tornaram procedimentos corriqueiros. Taylor reafirma que o papel do administrador é de planejar e controlar e do trabalhador de atuar como foi instruído, acreditava-se também que o ser humano era guiado por fatores puramente econômicos. Porém essa “verdade” não se sustentou por muito tempo.
Nos anos que se seguiram foram promovidas inúmeras mudanças nos modelos de gestão e produção. As instituições passaram a demandar um trabalhador aparentemente mais engajado