metrologia
1 a 3 de junho de 2004, São Paulo, Brasil
A CALIBRAÇÃO PERIÓDICA DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E
PADRÕES E SUAS RELAÇÕES COM CUSTOS E BENEFÍCIOS
Luiz Roberto Oliveira da Silva 1 Marcelo Lima Alves 2
1
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro luizrob@antares.com.br - tel: (21) 99714465
2
Laboratórios de Padrões de Massa - LAPAM - DIMEL/ INMETRO marcelolimaalves@bol.com.br – tel: (21) 26799137
RESUMO: A qualidade principal de um instrumento ou padrão de medição é a de medir com o mínimo erro, isto é, um instrumento de medição de boa qualidade deve ser capaz de apresentar resultados com pequenos erros de medição. Seus princípios construtivos e operacionais devem ser projetados para minimizar os erros de medição.
Entretanto, pôr melhores que sejam as características de um instrumento de medição, este sempre apresentará erros. A perfeita caracterização destes erros é de grande importância para que o resultado da medição possa ser determinado de maneira segura. Embora, em alguns casos, os erros de um instrumento de medição possam ser analítica ou numericamente calculados, na prática são utilizados procedimentos experimentais quase que exclusivamente. Com o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais aumentam as exigências em termos de conhecer e melhorar a incerteza dos instrumentos de medição, característica esta que é assegurada através da calibração dos instrumentos. Atualmente podem-se caracterizar importantes tarefas de caráter técnico/científico que se fundamentam nos resultados de uma calibração.
Considerando a importância da calibração dos instrumentos e padrões, sem esquecer as dificuldades financeiras encontradas nas diversas empresas brasileiras quando se trata deste assunto, o objetivo deste trabalho é o de discutir as questões de custos e benefícios associados a calibração periódica dos instrumentos de medição e padrões. 1. INTRODUÇÃO
Metrologia