Lideranças
Lideranças
Um dos fatores de sucesso em equipes é um gerenciamento eficaz. Um líder bem preparado consegue extrair ótimos resultados de seu grupo. E nos dias de hoje isso vem sendo buscado por empresas de pequeno, médio e grande porte.
Os relacionamentos interpessoais são destacados como um dos desafios dos líderes, devendo ser levados em consideração na formação e condução de equipes de trabalho. Aspectos comportamentais, personalidades e emoções influenciam tanto quanto as competências técnicas dos colaboradores no andamento do grupo. Manter a mente livre de pré-julgamentos após o primeiro encontro com o funcionário é um ponto importante que um gestor deve exercitar dando uma oportunidade para modificar ou confirmar a primeira impressão que o colaborador passou.
Adotando essa postura pode estar colaborando no surgimento de um sentimento de aceitação e de busca por melhores resultados auxiliando a empresa na caminhada para a conquista de um objetivo. Esse ambiente é adquirido com a flexibilidade e maturidade dos gestores no trato dos relacionamentos interpessoais amenizando as chances de conflito. Um líder deve ter habilidade de identificar a personalidade e as emoções de seus comandados direcionando-os para os postos onde serão mais bem aproveitados trazendo um resultado favorável a empresa.
Entretanto muitas vezes a ocorrência de conflitos internos é inevitável, principalmente em grupos onde ocorrem divergências de opinião e insatisfações. O bom líder deverá tirar dessa experiência um fator motivador de mudanças, visando fortalecer sua equipe, pois em grupos onde há uma concordância permanente está fadado a estagnação. Essas diferenças em equipes surgem por vários fatores que vão de dificuldades de relacionamento entre colegas de trabalho, falta de recursos, fatores sociais, excesso de trabalho e gerenciamento ineficaz. Após