Liderança
3.1 Introdução
A liderança é um dos papéis dos administradores. O líder influencia o comportamento de um ou mais liderados, isso está ligado ao processo de motivação, com mútua dependência entre líder e liderado, sendo que um depende do outro para realizar metas. Os liderados seguem o líder ou aceitam sua liderança por identificarem seus interesses com as proposições do líder.
O que é liderança?
Conseguir conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas;
É a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores. Grande líder: tem essa capacidade por um longo período de tempo e numa grande variedade de situações;
Quando o líder induz a realização de certos objetivos que representam os valores e motivações tanto dele quanto dos colaboradores. A liderança é definida como uma realização de influência, na qual quem influencia é o líder.
Em uma definição mais complexa, analisamos também os liderados, a tarefa e a conjuntura.
3.2 Liderança como processo social
Segundo Douglas McGregor, a liderança é um processo em que interagem quatro variáveis:
3.2.1 Motivações dos liderados
Segundo Petracca, a relação de influência recíproca entre líderes e liderados faz com que sem liderados não haja liderança nem missão. Havendo dois tipos de liderados: os fiéis, que, seguem o líder por razões de caráter moral (impõe obrigações), e os mercenários, que atuam por motivos de interesse (exigem recompensas materiais). O líder pode influenciar as ações de seus liderados apenas se oferecer vantagens.
3.2.2 Tarefa ou Missão
O que liga o líder aos seguidores é uma tarefa ou missão. Sem esse componente, não há liderança, apenas influência ou popularidade.
Segundo William Safire, a missão deve estar sintonizada com as motivações dos liderados. Há dois tipos de missão, que correspondem aos dois tipos de seguidores:
• Moral (seguidor fiel): O líder (transformador ou carismático) apela ao senso de responsabilidade, valores,