Liderança
Liderar vem do verbo inglês to lead, que significa, entre outras coisas, conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar. O comportamento de liderar algo ou alguém envolve função como: informar, planificar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir. Liderar tem na essência a orientação dos grupos e/ou pessoas em direção a determinados objetivos ou metas pré-estabelecidas. A liderança é um processo de influência, e é necessário que o líder modifique intencionalmente o comportamento de outras pessoas, o que é possível através do modo como usa o poder.
Confundir o termo liderança com administração é algo frequente. Uma boa administração diz respeito ao enfrentamento da complexidade e elabora planos formais e projetos robustos para as estruturas organizacionais, e monitora os resultados. Já a liderança, refere-se ao enfrentamento da mudança. Líderes criam e estabelecem direções para levar a equipe com desenvolvimento de futuro, fazendo com que as pessoas se engajam e inspirem-se para superar obstáculos que possam vir a existir.
Segundo Nez, liderar é exercer a habilidade de influenciar e ser influenciado pelo grupo, por meio das relações interpessoais estabelecidas com a finalidade de conseguir atingir um ou mais objetivos comuns a todos os participantes. Ou seja, o líder exerce papel inovador, visando à ascendência do crescimento da organização, incentivando, ajudando, e mostrando aos liderados. Para George Terry, liderança se concretiza quando influencia as pessoas a se empenharem voluntariamente em prol do objetivo do grupo.
Uma breve definição de liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de um objetivo. A origem dessa influencia pode ser formal, quando estabelecida em posição hierárquica, mas o que não assegura a liderança eficaz. Lideres podem surgir naturalmente dentro de um grupo, o que acaba causando o comprometimento natural, sem imposições.
A postura que o líder