Marcadores Moleculares
PATROCINIO
ANA PAULA FRANÇA SOUZA
JAQUELINE DE PAULA OLIVEIRA
MARCADORES MOLECULARES E ENGENHARIA GENETICA
PATROCINIO-MG
2014
MARCADORES GENÉTICOS
Marcador genético é uma característica que é capaz de detectar diferenças entre dois ou mais indivíduos ou organismos. Entre suas propriedades um marcador genético:
Deve ser capaz de diferenciar os progenitores
Deve ser reproduz ido com precisão na progênie.
Do ponto de vista molecular, um marcador genético (ou loco marcador) serve para identificar um local ou uma região de um cromossomo. Um marcador genético ideal deve apresentar uma série de atributos:
Alto nível de polimorfismo
Estabilidade em diferentes ambientes
Detectar grande número de locos não ligados
De herança simples.
MARCADOR MOLECULAR
Todo e qualquer fenótipo molecular proveniente de um gene expresso, como no caso de isoenzimas, ou de um segmento específico de DNA (correspondendo a regiões expressas ou não do genoma).
PRINCIPAIS TIPOS DE MARCADORES:
MARCADORES MORFOLÓGICOS
Até os meados da década de 60, os marcadores utilizados em estudos de genética e melhoramento eram controlados por genes associados a caracteres morfológicos, Em geral, características fenotípicas de variação discreta são utilizadas como marcadores morfológicos desde os tempos de Mendel, como fenótipos de fácil identificação visual, ex.: nanismo, deficiência clorofítica, cor de pétala ou morfologia foliar. Um número variável de marcadores morfológicos existe para as diferentes espécies de plantas, contudo insuficientes para mapeamento genético ou outras aplicações. Além disso, esses marcadores frequentemente são afetados pela ação gênica de dominância, efeito ambiental, pleiotropia e epistasia. O reduzido número e a natureza dos marcadores morfológicos restringiram os estudos dos caracteres quantitativos às espécies onde havia sido alcançada uma