Liderança
Existem várias definições de liderança, contudo o conceito contemporâneo de liderança diz que “Liderança é a capacidade para influenciar um grupo de pessoas a actuar no sentido da prossecução dos objectivos desse mesmo grupo ou da organização”.
Sendo apenas uma das muitas tarefas de um gestor, a forma como se exerce tem enormes repercussões não só na evolução da empresa, mas também na forma como a empresa como organização é vista quer pelos seus empregados quer pelos restantes stakeholders.
2
LIDERANÇA
A importância da liderança na gestão das organizações é tal, que muitas vezes tende a confundir-se liderança com gestão. Contudo nem todos os líderes são gestores.
Do mesmo modo, nem todos os gestores, só porque o são, são líderes. A distinção entre a gestão e a liderança está presente em numerosa bibliografia e suscita frequentemente a controvérsia nos meios académicos e empresariais.
Muitos autores, propugnam pela tese de que a liderança e gestão são de natureza e funções distintas.
Alguns autores afirmam que a liderança é uma influência de relacionamento, ao passo que a gestão é um relacionamento de autoridade. Segundo estes, a liderança é executada pelos líderes e os seus seguidores, enquanto que a gestão é levada a cabo por gestores e os seus subordinados. A liderança envolve líderes e seguidores que procuram as mudanças reais na organização, ao passo que a gestão envolve a coordenação de pessoas e recursos para a produção e venda de bens ou serviços na organização.
Warren Bennis sugere que liderar consiste em guiar, orientar e exercer influência. Ao contrário, gerir consiste em realizar, assumir responsabilidades, ou seja, comandar.
Os líderes são as pessoas que sabem o que devem fazer, enquanto os gestores sabem como devem fazer. Os líderes e os gestores diferem quanto aos horizontes temporais, à forma como lidam com o contexto, ao grau em que inovam e ao modo como questionam as coisas.
A liderança e a gestão são