importancia do colágeno e elastina para o nosso organismo
Essa proteína é encontrada apenas em células de origem animal, não presente nos vegetais.
O colágeno pode desempenhar diversas funções no corpo humano como: manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las, responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, e também se acredita que é também é responsável pelo envelhecimento humano. Cada vez mais escutamos empresas de cosméticos, lançando cremes faciais à base de colágeno retirado dos bovinos, e é justamente para prevenir o envelhecimento humano.
Possuímos cerca de 20 tipos de cadeias combinadas para produzir diferentes tipos de colágenos, algumas delas são:
Colágeno Tipo 1: é o tipo encontrado mais comum, geralmente são encontrados em locais que resistem grandes tensões como, por exemplo, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.
Colágeno Tipo 2:esse tipo de colágeno é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e nos olhos. Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir do colágeno Tipo I.
Colágeno Tipo 3: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.
Colágeno Tipo 4: Esse tipo não se associa em fibrilas, tem a função de sustentação e filtração. Presente nos rins, na lâmina basal e na cápsula do cristalino.
Colágeno Tipo 5: Se associa ao colágeno Tipo I, presente nos locais de grandes resistência as tensões.
Encontramos este colágeno nos ossos, sangue, placenta, tendões e está