SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Características: Tecido conjuntivo frouxo, feixe de fibras colágenas unindo o dente ao osso alveolar.
Componentes: Periodonto de proteção, sulco gengival,epitélio funcional, inserção Conjuntiva, periodonto de sustentação, osso Alveolar, ligamento periodontal e Cemento.
Propriedades: camadas basal, espinhosa , granulosa,escamoso, estratificado e queratinizado.
Função: Ancoragem, sustentação,sensitiva, proprioceptiva, nutricional, homeostase, regenerativa.
Parte 2 - Tipos de Tecido Epitelial-Mucosa Bucal-Palato. Imagem
Características: Mucosa de revestimento,mucosa mastigatória, mucosa especializada.
Componentes: Músculo da Úvula, palatoglosso, palatofaríngeo, tensor do Véu, palatino, elevador do Véu e palatoglosso.
Localização: O palato separa a cavidade oral da porção nasal da faringe.
Função: Ajudar a deglutir (engolir) os alimentos, pois serve de base para que o alimento seja arrastado pela lingua para a garganta. Separa a via respiratória do aparelho mastigatório. Serve como anteparo de posicionamento para a lingua durante o sono, se a lingua não encostar no palato sua boca invariavelmente ficara aberta.
Tipos de Tecido Epitelial-Endotélio. Imagem
Características: Camada de queratina: impermeabilização (pele); microvilos: absorção (intestino); muco e cílios: retenção e eliminação de partículas estranhas (aparelho respiratório).
Componentes: O epitélio pode ser simples ou estratificado . Na traquéia encontramos um tecido pseudo-estratificado, pois as células da única camada apresentam núcleos em alturas diferentes, dando a impressão de estratificação.
Localização: Nossa pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso. Sua origem embriológica encontra-se na ectoderme, mais precisamente no epiblasto.
Propriedades: cúbicas