Liderança
Liderança
1. Índice
2. Introdução.
Quando se abordam questões relativas à liderança, a existência de um líder assume uma especial relevância, que é habitualmente descrita como alguém que tem capacidade para influenciar um grupo de indivíduos. Como tal, na maior parte dos grupos, aos quais podemos eventualmente pertencer (equipas, organizações, associações), encontramos sempre um líder que vai desempenhar um papel fundamental como elemento facilitador, do funcionamento do grupo como um todo produtivo e coordenado. Este vai procurar mobilizar as pessoas, agir sobre as situações e orientar todo o seu comportamento, com o intuito de alcançar assim os objetivos pretendidos.
Considerando que o processo de liderança encontra-se intimamente ligado, aos atributos intrínsecos à personalidade do líder e à dos seus seguidores, torna-se pertinente referir que a liderança de pessoas é um fenómeno bidirecional e unívoco, dado que cabe ao líder não só a tarefa de influenciar, mas também de ser influenciado, sendo que o seu potencial inato é continuamente moldado pelas experiências que lhe permitem desenvolver as capacidades necessárias e fundamentais à resolução de problemas sociais significativos.
3. Conceito de Liderança.
Definida como um processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas com as tarefas dos membros da organização ou da empresa. Pode também ser entendida como a forma pela qual um indivíduo conduz um grupo no sentido da consecução de um ou mais objetivos, através do uso de uma influência imposta ou naturalmente aceite por esse grupo.
Por outro lado, podemos perspetivar a liderança como sendo um processo de influência pessoal, que pode ser entendido como um atributo de uma posição, um conjunto de traços pessoais e um conjunto de comportamentos.
4. Noções de Liderança Eficaz.
Não existe uma opinião