Liderança
Segundo o dicionário Priberam, liderança significa: “comando, direção, hegemonia”. Nos dias atuais, liderar é muito mais que simplesmente comandar. Liderar é influenciar as pessoas para que elas queiram voluntariamente fazer algo que você acha certo. Um chefe pode fazer com que as pessoas trabalhem da forma que ele deseja, mas apenas um líder consegue, de fato, mobilizar as pessoas.
Para se compreender melhor o que é liderar, foram criadas algumas teorias sobre liderança, dentre elas:
• Teoria dos Traços de Personalidade
• Teoria dos Estilos de Liderança
• Teoria Situacional da Liderança
• Teoria da Liderança Transacional x Liderança Transformacional
• Teoria da Liderança Carismática
Teoria dos Traços de Personalidade
Baseada na “Teoria dos Grandes Homens”, de Thomas Carlyle, segundo o qual “a história do mundo nada mais é do que a biografia de grandes homens”. Segundo esta teoria, o líder é alguém com traços específicos de personalidade que o distiguem das demais pessoas. As características mais apontadas são:
1. Traços físicos: energia, aparência e peso;
2. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança;
3. Traços sociais: cooperação, capacidade de relacionamento interpessoal e de gestão;
4. Traços relacionados com a tarefa: capacidade de realização, persistência e iniciativa.
Teoria dos Estilos de Liderança
Estudos feitos por Kurt Lewin demonstraram que havia basicamente três estilos de comportamento do líder em relação ao subordinado:
Estilo Autocrático – o líder impõe suas decisões ao grupo sem ouví-los e adota uma postura de controle rígido sobre o processo produtivo, destacando-se como um elemento hierarquicamente superior nas relações interpessoais estabelecidas.
Estilo Democrático – o líder compartilha com os demais integrantes da equipe a responsabilidades pelas escolhas e decisões a serem tomadas, respeitando e ouvindo os interesses e as considerações do grupo que