Altas Montanhas
Clima: Regiões de Clima de Montanha
O clima de Montanha é aquele que ocorre nas regiões marcadas pela presença de cadeias de montanhosas. Podemos encontrar este tipo de clima, principalmente, nas seguintes regiões: Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul), Cáucaso (sudeste da Europa), Himalaia (Ásia).
O clima de Montanha possui as seguintes características:
- As temperaturas são baixas. Quanto maior a altitude mais baixa é a temperatura. Numa montanha, a cada mil metros acima, a temperatura cai cerca de 5ºC.
- A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não ocorre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%.
- O índice pluviométrico varia de acordo com a localização geográfica. Em regiões equatoriais e tropicais costuma chover entre 1500 e 2000 milímetros por ano. Já em áreas de clima subtropical os índices ficam entre 300 e 1000 milímetros por ano.
- Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude, há presença de gelo durante o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e quase não há presença de vegetação ou vida animal.
Referencias: http://www.suapesquisa.com/clima/clima_montanha.htm
Fauna: Os ambientes das montanhas são locais de grande biodiversidade. Isso ocorre devido a condições singulares determinadas por combinações únicas de clima, solo e relevo, que favorecem a existência de grande quantidade de espécies exclusivas nessas áreas.
A vegetação das encostas das montanhas varia com a altitude tanto quanto varia conforme a latitude em outros tipos de terreno. O ambiente vai desde o gramado das baixadas até as florestas de madeira de lei ou florestas de coníferas ou terrenos nevados. Uma floresta de pinheiros nas montanhas abriga animais que, nas planícies, só seriam encontrados muito mais ao norte. O ambiente acima da linha arborizada é