liderança
A situação no mundo empresarial contemporâneo tem enfatizado a necessidade de tornar as empresas mais competitivo a cada dia. Um fator competitivo reconhecido é de recursos humanos, por isso hoje nós falamos sobre capital intelectual, capital humano, potencial humano, tudo que se refere ao papel que o homem tem na organização.
Gestão de negócios está em estudo e foco de representantes de diferentes ramos do conhecimento científico, empresários e estadistas, pelo impacto do mesmo no desempenho organizacional e suas implicações na esfera económica e, consequentemente, em outras áreas do vida social.
A direcção em diferentes esferas da vida social não é um processo espontâneo, mas requer uma preparação dos homens encarregados de panejamento, organização, execução e controle das diferentes tarefas realizadas em uma organização, a fim de alcançar os objectivos proposto.
O gerente é um elo vital na cadeia de desenvolvimento da força de trabalho. O bom desenrolar dos trabalhos, pessoas e tecnologia, dependem fortemente dos resultados alcançados.
1.2 A gestão e psicologia social A gestão tem emergido como uma força produtiva no desenvolvimento das diversas esferas da vida social, e tem como objectivo a obtenção de resultados superiores para a consecução dos objectivos que traçamos o homem.
Psicologia, por sua vez, tem dentro de seu objectivo estudar a actividade mental, personalidade e acção do homem em diferentes esferas da vida social, os ramos existentes como a psicologia social e do trabalho tem como objectivo estudar actividade e as relações que ocorrem entre os homens no desenvolvimento do processo de trabalho, portanto, a psicologia é uma ferramenta de gestão.
1.3 AS PRINCIPAIS PESSOAS DE RECURSOS HUMANOS
O homem é o objecto principal e sujeitar a sua natureza activa, que por sua vez se transforma e actividades de desenvolvimento. Quando dizemos que é o centro de gestão de recursos humanos é analisado da mesma na integração