administraçaos dos novos tempos
1- Organização formal é baseada em uma divisão racional de trabalho e representada através do organograma. Organização informal é aquela que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas e surge a partir de relações de amizades e antagonismos.
2- A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. O desenho organizacional cuida da determinação da estrutura organizacional mais adequada a estratégia, pessoas, tecnologia e tarefas da organização.
3- A estrutura vertical refere-se ao aparato da hierarquia administrativa, amplitude de controle e grau de centralização ou descentralização das decisões. Já a estrutura horizontal conduz a áreas de departamentalização ou divisionalização.
4- A divisão do trabalho consiste no grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em atividades separadas. A cadeia de comando serve como uma linha continua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e mostra quem se subordina a quem.
5- Ter responsabilidade é o dever de executar a tarefa atribuída e de prestar contas pelos resultados do trabalho. Ter autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar resultados organizacionais. Um exemplo pratico desta diferenciação na área da construção civil é ter um engenheiro como autoridade, tomando decisões e alocando recursos para que se possa alcançar resultados desejáveis , sendo do outro lado o operário de obra, no qual tem o dever de executar a tarefa atribuída e mostrar bons resultados.
6- Os fatores que podem determinar o grau de centralização ou descentralização referem-se ao quanto a autoridade de decidir está concentrada no topo ou dispersa na base da organização.
Capítulo 13- Fundamentos da direção
1-
2-
3-
4-
5-
Capítulo 17- Fundamentos do controle
1- O nível