Administração nos novos tempos (planejamento resumo)
O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para frente, tomando decisões estratégicas além de planejar o futuro da sua organização.
O planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos, além de serem balizadores nos aspectos de definição de recursos para alcançar os objetivos organizacional, servem também para integrar os vários objetivos a serem alcançados, permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos e permite o monitoramento e a avaliação em relação a certos padrões dos objetivos, a fim de permitir a certos.
Objetivo são resultados específicos que se pretende atingir, ele é o primeiro passo do planejamento. Eles são estabelecidos para cada subunidade da organização.
Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que devera ser feito.
Como todo o planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:
1- Planejamento conservador. Voltado para estabilidade e para a manutenção da situação existente.
2- Planejamento otimizante. Voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização.
3- Planejamento adaptativo. Voltado para as contigencias e para o futuro da organização.
Podemos observar, que em todos os casos o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.
O processo de planejamento é constituído de uma serie sequencial de seis passos, sendo o primeiro, estabelecer o alcance dos objetivos, segundo, verificar qual situação atual em relação aos objetivos, ou seja, aonde se está e o que precisa ser feito, terceiro, desenvolver premissas quanto as condições futuras,