Tetse
Criptoanálise – é o ramo da criptologia que estuda formas de decodificar uma mensagem sem conhecer a chave secreta.
Criptografia - Conceito é a ciência matemática que lida com a transformação dos dados a fim de mudar o seu significado em algo ininteligível para o inimigo prevenindo sua alteração ou acesso sem autorização.
Utilidade: proteger informações susceptíveis a ataque.
Objetivo – garantir a confidencialidade e integridade da mensagem e autenticação e não repudio do remetente.
O processo de criptografia consiste em transformar um texto simples(ou texto plano) em um texto ininteligível, através de um método de criptografia e uma chave secreta(senha) onde o texto criptografado é denominado de texto cifrado ou criptograma. Após criptografada a mensagem é então enviada ao destinatário. Este por sua vês conhece tanto o método de criptografia quanto a chave(senha) e através de ambos pode decriptografar o texto initeligivel para um texto simples ou plano.
Tipos de criptografia:
Codificação por substituição:
Codificação simples: consiste em substituir em uma mensagem uma ou mais entidades( cifra de Cesar)por uma ou varias outras entidades. Ex cifrar de Cesar.
Codificação por transposição: consiste em reordenar os dados geometricamente a fim de torná-los visualmente inexploráveis.
Criptografia por chave simétrica: também chamada por codificação com chave privada ou codificação com chave secreta. Nessa técnica de criptografia é utilizado o mesmo algoritmo e também a mesma senha tanto para criptografar quanto para decriptografar uma mensagem
Criptografia por chave simétrica: Também chamada por codificação com chave privada ou codificação com chave secreta. Nesta técnica um mesmo algoritmo é utilizado tanto para criptografar quanto para decriptografar uma mensagem assim como também é utilizada uma mesma chave tanto para criptografar