Plano de auditoria ambiental
O presente Plano de Auditoria, exercício de 2012, tem por finalidade a realização de auditoria de caráter preventivo e consultivo no Plano de Manejo da organização Veracel S/A, localizada no Núcleo Florestal em Eunapólis-BA. Com os objetivos de verificar a conformidade das atividades compensatórias, como o plano de manejo em detrimento das atividades realizadas na Veracel e analisar se a empresa cumpre com as condicionantes instituídas pelas leis ambientais e suas certificações.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Veracel é uma organização do setor da indústria de transformação. Atualmente, é parceira de duas líderes internacionais no setor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso. A empresa possui cunho agroindustrial integrado, pois cultiva o eucalipto e o industrializa para a fabricação da celulose branqueada de eucalipito. Segundo informações coletadas no site da organização, são 700 colaboradores próprios e cerca de 2.445 empresas especializadas que auxiliam as operações (VERACEL, 2012).
De acordo com o histórico disponível no site da Veracel, em 1991, ainda denominada Veracruz Florestal e subsidiada pela Odebrecht, foram plantadas as primeiras mudas de eucalipto, somente em 1996, já nomeada como Veracel, a empresa obteve licença ambiental para a instalação da fábrica de celulose, só 1998, tornou-se a Veracel Celulose S/A e assim formou-se a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do Brasil, com 6.069 hectares de mata nativa preservados.
As operações florestais e industriais da empresa são certificadas com o FSC (Forest Sterwardship Council), Cerflor e ISO 14001 e se adequam às exigências previstas no Código Florestal Brasileiro, nas leis de proteção à Mata Atlântica e na legislação ambiental, de