Liderança
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
RESENHA SOBRE O TEMA LIDERANÇA
Michelle Caroline
Projeto Integrador I
Prof.º: Cristiane
Abril - 2014
Mariana/ MG
Ser líder A função de liderança não é uma profissão. Não existe nenhum funcionário em qualquer lugar do mundo, que seja líder por profissão. Ser líder é uma escolha pessoal, é uma capacidade particular, é uma habilidade. “Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (HUNTER, 2004, p.20). Tal habilidade precisa ser adquirida com muita persistência e constantemente aprimorada. Para “influenciar pessoas” o líder precisa exercer sua autoridade diretamente sobre seus colaboradores e nunca o seu poder. O poder não faz um colaborador trabalhar motivado, visto que o mesmo obriga-o a realizar atividades contra sua própria vontade, mediante pressão. A autoridade pode motivar pessoas, pois toda atividade desenvolvida através da autoridade exercida pelo líder, é da própria boa vontade do colaborador. O colaborador sente prazer em realizar tal atividade, o que contribui significativamente para sua motivação pessoal no ambiente de trabalho. O líder precisa saber motivar pessoas identificando suas reais necessidades e não simplesmente tentar satisfazer suas vontades.
Uma vontade – Simeão explicou – é simplesmente um anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja. Uma necessidade, por outro lado, é uma. Legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano. (HUNTER, 2004, p.46).
Dessa forma, um aumento de salário pode ser uma simples vontade do colaborador, quando sua real necessidade é a valorização e o reconhecimento, por exemplo. Cabe ao líder identificar essa necessidade e fazer o possível para supri-la. Para isso é preciso considerar também os diversos tipos de problemas emocionais e sociais. Por