hidrocarbonetos
Disciplina: Química
Professor: Alessandra B. Baptista
Hidrocarbonetos
Alifer Palhano
Realeza 14/07/2014
Aplicações:
Metano: (CH4) – É o gás natural. Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular.
Propano e butano: (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo.
Octano: (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.
Etileno: (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadureça mais rápido. Desta forma o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento.
Acetileno: (C2H2) – Gás incolor e instável. É um combustível para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000°C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da água.
Naftaleno: (C10H10) – Usado como bolinhas de naftalina para matar insetos.
Etanol: (CH3 – CH2 – OH) – Álcool etílico está presente nas bebidas alcoólicas, perfumes e também em perfumes.
Metanal: (CH2O) - é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e essa solução é chamada de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.
Propanona: (C3H6O) – Acetona. Solvente de esmaltes, tintas e vernizes.
HPAS
São hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, poluentes orgânicos de importância ambiental e interesses toxicológicos, pois muitos apresentam propriedades pré-cancerinogenas e/ou mutagênicas para os homens e animais. Um exemplo de hidrocarboneto policíclico aromático esta no churrasco presente fortemente na cultura do sul do pais o a queima de carvão liberando CO2 na fumaça que entra em contato direto com a carne que será ingerida pelo